"A Arte diz o indizível; exprime o inexprimível, e traduz o intraduzível" (Leonardo da Vinci)>>>> A arte é necessária para o ser humano, ela é uma linguagem universal, uma forma de busca do conhecimento de si próprio, do homem como um todo e da natureza que nos cerca.

segunda-feira

PRODUTOS E SUAS UTILIDADES

AGUARRÁS >>>  É um solvente e usamos  na limpeza dos pincéis. Serve também para diluir vernizes, betume e pasta relevo.

BASE PARA ARTESANATO >>> É indicado  para preparar as peças antes da pintura, seja numa peça nova, ou numa que deseja repintar. Pode ser aplicada  em madeira, gesso, cerâmica, ...etc.. Possue uma ótima cobertuta.

BETUME >>> É um tipo de verniz concentrado que serve para escurecer. Com ele são feitas pátinas e envelhecimentos.

COLA PANO >>>  Cola para ser usada nos tecidos, como o próprio nome já diz. Cola tecidos entre si, gliter, purpurina, brocal, para dar efeitos especiais. Deve ser aplicado com pincel, para obtenção de melhor resultado.  Para fixa-lo é necessário usar o ferro de passar roupas no seu avesso e só deve ser lavado após 72 horas da sua utilização.

COLA PERMANENTE >>> É uma cola de contato para fixar tecidos que serão pintados. Neste caso deverá ser passado numa placa de madeira e deixar secar por 1 hora.
Eu costumo usar em minha paleta. em vez de colocar a tinta direto na madeira, eu passei cola permanente e sempre que vou pintar coloco um plástico. Uso o plástico que vem protegendo a tela, que é grosso. Quando termino retiro e jogo fora. Coloco um plástico limpo na paleta e guardo para nova utilização.

ESSÊNCIA DE TEREBENTINA >>> É usada para diluir a tinta à óleo e também na limpeza dos pincéis. Serve também  para prevenir a formação de bolor na tela.

GOMA LACA INCOLOR >>> Serve para impermeabilizar, madeira, gesso, cerâmica, massa plástica, etc... É solúvel em álcool. Usa-se também como isolante entre uma tinta e outra que tenham reações.

GOMA LACA INDIANA >>> É usada como base  impermeabilizante dentro do artesanato, pois prepara a peça para receber outras tintas. Pode ser usada como base e também como acabamento em gesso, madeira, cerâmica, etc..

GESSO ACRÍLICO >>> Serve para preparar e impermeabilizar o suporte antes da pintura ( poliéster, algodão, linho, chapas de madeira, etc..., para que a pintura conserve o PH neutro e não sofra nenhum tipo de agressão de alcalinidade ou acidez, aliada às ações do tempo.

MEDIUM ACRÍLICO >>> Serve para retardar o tempo de secagem da tinta acrílica, permitindo mais flexibilidade de tempo para dar retoques nos trabalhos.

MEDIUM  H2O VITRO0CERÂMICA >>>  Serve para retardar o tempo de secagem da tinta. Ajuda também, na eliminação das marcas deixadas pelas  cerdas dos pincéis,  nivelando a pintura.

ÓLEO DE LINHAÇA REFINADO >>> Adicionado em pequenas proporções na tinta à óleo, possibilita maior elasticidade e brilho na mesma. O deslisar da tinta se torna mais fácil.  Revitaliza a pintura na restauração de obras. Solúvel em aguarrás.

ÓLEO DE LINHAÇA POLIMERIZADO >>> Tem as mesmas características do óleo de linhaça refinado, apenas mantém a mesma viscosidade da tinta a óleo.

SECANTE DE COBALTO >>> Serve para acelerar a secagem da tinta à óleo. Apesar de sua cor roxeada, não altera a cor das tintas.

SOLVENTE >>> Serve para limpar os pincéis. Mas também é usado na diluição de verniz vitral, verniz madrepérola e outros.

SOLVENTE INODORO >>> Serve para limpar os pincéis e não tem cheiro.

TERMOLINA LEITOSA >>> É usado no artesanato para inúmeros fins. É impermabilizante e tem acabamento brilhoso. É incolor depois de seco.

THINNER >>> Solvente com alto poder de remoção. Ideal para limpar pincéis que possuam acúmulo de tinta.

VERNIZ  CRISTAL >>>  È transparente e dá acabamento de alto brilho. Impermeabiliza a pintura. O seu uso ideal, é após 1 ano da conclusão do trabalho. Seca rapidamente e é solúvel em aguarrás.

VERNIZ FOSCO >>>  Seu acabamento é fosco e aveludado. Seca rapidamente. Ideal para fosquear vidros e metais.

VERNIZ GERAL >>> É transparente de alto brilho e dureza.Secagem rápida.

VERNIZ MORDENTE >>> É usado na folheação de ouro, prata e cobre. Aplicar sobre a superfície limpa, seca e impermeabilizada com goma laca.

5 comentários:

  1. Amiga, obrigada pela visita, volte sempre viu, será um grande prazer. Wuero aproveitar por estas dicas super valiosas que voce dá em seu blog.
    Beijos e uma semana linda
    Alda

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das informações são mto úteis :)

    ResponderExcluir
  3. posso diluir purpurina em verniz mordente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A função do verniz mordente é servir de base para aderir folhas de ouro, na técnica de folhação, serve para aderir o floc nas forrações de caixas na parte de dentro, serve de base para craquelar. Como pode observar não é ideal para pintar. O melhor verniz para diluir purpurina no caso é o geral incolor.Espero ter ajudado.Volte sempre.

      Excluir

Olá! Muito Obrigada pela sua visita e comentário.
Volte sempre!

Uma Rosa com amor

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

UM PENSADOR DISSE....

Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Quanto mais aborrecidas estiverem, maior será a distância a formar-se. Por outro lado, quando duas pessoas estão enamoradas, falam suavemente, é porque seus corações estão muito perto.
A distância entre eles não existe, seus corações estão muito próximos que nem necessitam falar, tão intenso é o amor, apenas se olham e isso basta. Seus corações se entendem e seus olhos falam por si.
Os olhos são o espelho da alma...existem olhares em que as palavras não são necessárias, os olhos dizem tudo até o que a palavra não consegue expressar.
Assim também é uma rosa. Quando é ofertada com amor, não são necessárias palavras, quem a recebe entende a mensagem " POR COMPLETO"